Conheça o programa 4 estações
Oferecer aos jovens e suas famílias um programa com foco nestes quatro elementos:
1ª – Família; 2ª – Escola; 3ª – Comunidade e 4ª – Mercado de Trabalho.
As 4 Estações são significativas na vida dos adolescentes, podendo ser consideradas ambientes de aprendizagem, nas quais o aluno, se visto como centro, aprende e desenvolve sua autonomia a partir de ações sociais, educativas, culturais e ambientais. Com base nestas considerações, o CEBE atua como um espaço socioeducativo flexível e mediador entre a família, a escola, a comunidade e a empresa, como elementos formadores de futuros cidadãos.
Portfólio dos nossos projetos
Projeto CEBE em Cena
Sabemos que os problemas ocorridos no âmbito familiar se não forem compreendidos e trabalhados por todos os seus membros se tornam uma frente de destruição, que atinge cruelmente as crianças e os adolescentes.
O Programa 4 Estação trabalha com a família, no sentido de motivar o bom relacionamento entre pais/responsáveis e os jovens e assim fortalecer os vínculos familiares.
O objetivo é ainda orientar os pais/responsáveis de forma que a participação na vida de seus filhos seja mais efetiva, além de valorizar o potencial e a capacidade dos familiares para melhorar o padrão e qualidade de vida.
Nesta estação o CEBE promove:
Projeto Alô Família
Objetivo
Promover nos jovens participantes e suas famílias um trabalho visando a promoção do bem-estar biopsicossocial, fortalecendo as vertentes que, direta ou indiretamente, estão voltadas para a problemática atual que influenciam o seu desenvolvimento integral, o posicionamento diante da vida e as relações interpessoais.
Ações
- Palestra da coordenadora geral do CEBE com todas as famílias que se inscrevem na entidade. Temática: “Qual é sua responsabilidade no futuro dos filhos?”
- Encontro do psicólogo da entidade com as famílias para dialogar sobre a “Formação integral dos nossos jovens”.
- Cursos rápidos com os pais contribuir para a renda familiar.
- Formações e palestras informativas com temáticas variadas sobre a vida dos jovens e os desafios no fortalecimento de vínculos familiar.
- Atendimentos as famílias realizadas pela equipe multidisciplinar (Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo e Educador Social)
Outras ações
Dentro dos projetos da Estação Comunidade e Estação Escola são propostas outras ações que também ajudam a fortalecer e a alcançar objetivos da Estação Família, como o acompanhamento das notas escolares, por exemplo.
Áreas: Social/Educação
É dentro do âmbito escolar que se torna mais evidente a crise de valores vivida pela sociedade. É comum encontrar o cenário em que muitos estudantes não têm referências e estímulos para estudar e sonhar com projetos de vida e em que o espaço se torna um local sem incentivo também para os professores. Em decorrência disso, o encontro do ensino-aprendizagem muitas vezes não acontece. No entanto, a escola é uma parceira de vital importância no desenvolvimento deste programa, por isso a mudança nesse cenário é tão significativa para o alcance dos objetivos propostos.
Nesta estação o CEBE promove:
Projeto Trilhas do CEBE
Objetivo
Garantir espaço saudável de convívio de jovens dentro da escola e ampliar possibilidades para que os mesmos, e suas famílias, possam ver a comunidade como um território cheio de potencial para intervenções positivas. É de fundamental importância que as mudanças necessárias possam surgir a partir das ações criadas com os grupos através da construção dos projetos de vida do jovem, da família e da comunidade.
Ações
- Oficinas de Projeto de Vida;
- Orientação Vocacional;
- Visitas Técnicas (ambientes como faculdades e empresas);
- Encontros com os docentes;
- Encontro com as famílias;
- Espaço de protagonismo.
Outras ações
Boletim Escolar – O CEBE faz acompanhamento dos boletins escolares de todos os jovens que estão em atendimento nas ações da entidade. A proposta é realizar enfrentamento de notas baixas e o excesso de faltas dos jovens junto com a coordenação pedagógica, empresas parceiras e famílias.
Dentro das ações dos projetos da Estação Comunidade, o CEBE propõe várias ações de protagonismo juvenil, que são replicadas nas escolas do município.
Apoio 2020 CMDCA
Áreas: Social/Educação
Projeto de Tecnologia
Estimular a aprendizagem dos alunos vindos das escolas públicas municipais por meio do bom uso das ferramentas que a tecnologia abrange, potencializado todas as capacidades a favor da formação integral dos participantes. Promover o uso das diversas possibilidades em atividades que mostrem aos alunos os diversos tipos de tecnologias que nos rodeiam.
Ações
- Incentivar o uso da tecnologia para a ampliação do conhecimento e entretenimento;
- Propiciar aos alunos um aprendizado tecnológico para fazer ponte com os estudos escolares;
- Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica usando da Robótica, Indústria 4.0 para a inserção no mundo do trabalho;
- Ampliar os conhecimentos e aprendizagem em tecnologias.
- Promover a reflexão sobre como é o uso das tecnologias na sociedade e no meio/ contexto social que está inserido.
Áreas: Educação/Mercado de Trabalho
É fundamental que o adolescente seja reconhecido não como problema, mas como parte da solução para as dificuldades da comunidade. Por isso, é necessário e urgente abrir espaços e facilitar processos que permitam a participaram efetiva do jovem na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade, do seu país e do planeta.
Nesta estação, os alunos participantes do Programa 4 Estações participam, diretamente, de projetos e oficinas educativas que estimulem “o conhecer e o atuar na comunidade em que vivem”.
Nesta estação o CEBE promove:
Projeto Se esta rua fosse minha
Objetivo
Incentivar os jovens a conhecerem Mogi Mirim e as diversas regiões da cidade, ressaltando a História de sua formação e a variedade no quesito localidade. As atividades visam fazer com que os jovens ampliem seus horizontes e olhem, criticamente, para os aspectos socioculturais onde estão inseridos e de outros pontos da cidade, dialogando sobre as necessidades de melhoria a partir dos pontos negativos e positivos do território.
Ações
- Analisar a localidade onde estão inseridos, contemplando pesquisa sobre: origem do local, bairros, comércios, indústrias, escolas, aparelhos de saúde e culturais, entre outros;
- Visitar pontos da cidade para conhecer e ter acesso a mais informações sobre a História do município;
- Realizar ensaio fotográfico focado em aspectos, às vezes, não visíveis pelos jovens até a presente saída;
- Entrevistar moradores de Mogi Mirim para um breve resgate histórico;
- Conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores e prefeito de Mogi Mirim com objetivo de ter acesso aos feitos municipais e atuar como agentes que propõem mudança na sociedade;
- Fazer leituras de sites, jornais e revistas estimulando o senso crítico e identificando dentro das aulas de conhecimentos gerais e cidadania possíveis Fakenews;
- Estimular o interesse dos jovens por “politica” como uma ferramenta de transformação social.
Áreas: Educação/Cidadania/Cultura
Projeto Caeté
Objetivo
Possibilitar o enfrentamento na falta de arborização do município de Mogi Mirim é o objetivo do Projeto Caeté (significado que vem do Tupi: ‘vegetação’, ‘mata verdadeira’), que propõe incentivar a comunidade na adoção de árvores, com o plantio de espécies realizados pelos jovens do CEBE, junto a Secretaria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura de Mogi Mirim.
Ações
- Aulas de Educação Ambiental: teóricas e práticas;
- Mapeamento das áreas passíveis de plantio de árvores do município. (O que é feito durante as pesquisas do projeto anterior, chamado “Se esta rua fosse minha”;
- Plantio de árvores em diferentes regiões do município junto da Secretaria de Meio Ambiente do município;
- Visitas pedagógicas (Áreas de APP, Mata Ciliar, Horto Municipal, ETA, ETE e empresas).
Áreas: Educação/Meio Ambiente
Projeto CEBE em Cena
Objetivo
O projeto proposto visa fomentar a arte em Mogi Mirim, incentivar a formação de novos talentos, potencializar o acesso à arte e fortalecer a cultura local, contribuindo efetivamente com a formação de palco e plateia no município de Mogi Mirim, através de programa formativo e de produção cultural gratuita. Tendo como foco central o jovem, 240 deles serão atendidos pelo projeto em um ano, dentro de quatro eventos culturais. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar a teoria e a prática da construção artísticas em diferentes linguagens.
Ações
- Oficinas culturais (Teatro, Música, Comunicação e Artes Plásticas)
- Apresentações culturais internas e externas ampliando o contato com o comunidade e fomentação de público.
- Eventos anuais “Sarau Literário”, “Apresentação Teatral”, “Festa do Folclore” e “Mostra de Talentos”.
- Exposições de trabalhos dos participantes. Núcleo de Teatro CEBE – Grupo de Teatro que leva as atividades desenvolvidas no CEBE para os diferentes segmentos da comunidade. O teatro, assim como a arte de contar histórias e a mediação de leitura, são atividades que abrem espaço para a alegria e o prazer de representar e ler, utilizando os recursos das técnicas de leitura e teatrais, e até mesmo interpretações e cenas. Desenvolvem a escrita e despertam a criatividade, incluindo também os aspectos presentes nas relações sociais.
Projeto CEBE em Cena no Youtube
Áreas: Cultura/Educação
Projeto Tirando de Letra
Objetivo
Visa contribuir, efetivamente, na formação de leitores competentes através do acesso aos mais variados conteúdos, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal, valorização da identidade, cidadania e autoestima, ajudando também na identificação das potencialidades de cada um. Toda proposta educacional, cujo eixo do trabalho seja a qualidade da formação a ser oferecida aos aprendizes, deverá proporcionar o acesso aos bens culturais produzidos socialmente e garantir condições concretas para que os adolescentes possam construir estruturas que os capacitem para o processo de educação permanente. Com base nessa premissa, a existência de uma biblioteca cria as condições básicas para que se constitua e desenvolva o elo com o conhecimento.
Ações
- Biblioteca Amiga: atividades de pesquisas e leituras;
- Clube do Livro: os sócios compartilham com o CEBE seus próprios livros para serem trocados;
- Oficina de Contadores de Histórias: apresentações utilizando bonecos, panos, sucata, música e outros recursos;
- Mediação de Leitura: realização de mediação dentro da própria entidade e em outras instituições do município para pessoas de diferentes faixas etárias;
- Oficina de Desenho Livre: atividades de desenho livre ou temático Confecção de desenhos e cartões (Páscoa, Natal, Dia das Mães e Pais, etc.);
- Turma da Leitura: realização de leitura de clássicos da literatura de forma dramatizada;
Saraus literários: atividades envolvendo poesias, textos literários, música e dança.
Áreas: Educação/Cultura/Social
Projeto Vaga-Lume
Objetivos
Incentivar o protagonismo dos adolescentes em uma ação em que visitam outras instituições assistenciais do município (como jovens vaga-lumes e levam sua luz àqueles que mais precisam dela). A proposta deste projeto é desenvolver nos adolescentes a valorização da própria vida, a solidariedade e o espírito cidadão.
Ações
- Visita e integração com outras ONGs do município;
- Arrecadação junto à comunidade gêneros variados, de acordo com o que é de maior necessidade para as instituições visitadas, sejam produtos de limpeza, higiene, roupas ou alimentos;
- Evento intergeracional estimulando a troca de ideias entre gerações.
O projeto tem atuado com 120 jovens por ano.
Áreas: Educação/Meio Ambiente/Social/Cultura
Projeto Camaleão
Objetivo
Remeter adolescentes e a comunidade a um processo educativo, participativo e de conscientização de “ser meio ambiente” e não somente “estar no meio ambiente’, através de ações socioeducativas e culturais geradoras de conhecimento e de planejamento de enfrentamento da temáticas ambientais.
Ações
- Oficinas de Educação ambiental (Teóricas e Práticas)
- Oficinas de Comunicação (Tirinhas, Expressão corporal e vocal para campanhas)
- Oficina de artes e seres animados com sucata (Bonecos gigantes)
- Oficinas de Saúde e orientação da Temática (Campanhas)
- Exposição online das tirinhas animadas e disponibilização para escolas, palestras, reflexão e dialogo.
- Realização de vídeos que serão disponibilizados nas redes sociais após serem produzidos durante as intervenções para serem usados para fins pedagógicos.
- Intervenção com Personagens (bonecos gigantes que intitulamos “Mensageiros”) em ruas, praças e espaços com acúmulo de lixo
- Exploração dos personagens em tirinhas animadas que serão realizadas nas oficinas de comunicação e artes.
- Campanhas preparadas pelos jovens, protagonizadas e replicadas em escolas municipais de ensino Fundamental I e II.
Áreas: Educação/Meio Ambiente/Cultura/Saúde
Projeto Além do Horizonte
Objetivo
Fomentar o SCFV – Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vinculo, que é o serviço realizado em grupos organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Ações
- Atendimento jovens referenciados de 15 a 17 anos no SCFV divididos em três grupo: na sede, no CRAS Norte e no CRAS Planalto.
- Atividades de orientação social
- Oficinas de Música, Artes Plásticas e Artes Maciais
- Encontro entre pais e filhos
- Reuniões de Integração CEBE e família.
1. Além do Horizonte no Youtube
2. Projeto Além do Horizonte no Youtube
Apoio SAS
Áreas: Social/Educação/Cultura
A partir do desenvolvimento pessoal que começa nas estações anteriores, a formação tem continuidade. Os aprendizes atingem esta estação trazendo consigo uma bagagem de conhecimentos e experiências tão necessária para que enfrentem com tranquilidade os desafios propostos pela 4ª estação, que é o mercado de trabalho. Nesta etapa, os jovens passam por um Curso de Qualificação Pré-Profissional, em que recebem os fundamentos básicos necessários para sua formação pré-profissional e no qual irão definir o seu perfil, através da identificação de suas melhores habilidades. Este curso compreende dois módulos e duas certificações: do CEBE e do SENAI, parceiro da entidade. Ao concluírem esta etapa, os aspirantes começam a participar das seleções que os colocarão nas empresas, como aprendizes. Neste momento, iniciam o aprendizado profissional com uma jornada prática de seis horas na empresa, que se completa com duas horas de jornada teórica na entidade, com frequência diária ao Curso Aprendiz de Assistente Administrativo, Aprendiz de Assistente de Supermercado e Aprendiz de Linha de Produção. Tais cursos são validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.Nesta estação, o CEBE promove:
Curso pré-profissional Aspirantes CEBE e SENAI
Objetivo
Qualificar os adolescentes inscritos no CEBE, através do Curso de Qualificação Pré-Profissional, assim colaborando com a formação dos jovens para o mundo do trabalho e evidenciando o contato com as empresas parceiras para a inserção no emprego.
Ações
- Aulas de diversos conteúdos para a formação do jovem para o mundo do trabalho;
- Preparação dos jovens para entrevistas de emprego;
- Encaminhamento para o primeiro emprego;
- Certificação CEBE 160 horas nos conteúdos: Educação Ambiental, Comunicação, Trânsito, Primeiros Socorros, Higiene e Saúde, Cidadania, Conhecimentos Gerais, Música e Jogos Corporativos.
- Certificação SENAI 160 horas: Auxiliar Administrativo com conteúdos Matemática Financeira, Português, Informática Básica, Contabilidade, Rotinas Contáveis, Rotinas Administrativas.
Áreas: Educação/Social/Meio Ambiente/Cultura/Cidadania/Saúde/Mercado de Trabalho
Formação de aprendizes via Lei do Aprendiz
Objetivo
Garantir através dos cursos específicos nas áreas Administrativa, Comercial e de Produção a formação da jornada teórica de aprendizado junto com a jornada prática na empresa como pré-requisito para o seu desenvolvimento integral.
Este acompanhamento é feito durante todo o período de contrato de aprendiz. O jovem tem um ciclo de 2 anos de aprendizado na empresa de forma prática e no CEBE com teoria.
Ações
- Encaminhamento e contratação dos jovens via Lei do Aprendiz
- Acompanhamento via Lei do Aprendiz de jovens no ambiente de trabalho
- Aulas teóricas completando a carga horaria dos jovens que estão trabalhando em empresas parceiras nas diferentes áreas: Administrativa, Produção, Assistente de Supermercado e Informática.
Áreas: Educação/Social/Cidadania/Mercado de Trabalho
Intensivo
Objetivo
Formação de turmas extras para atender demandas esporádicas solicitadas ao CEBE, em que é necessária a mão de obra de maiores de 18 anos, mas que ainda não tenham tido a primeira experiência profissional formal.
Ações
- Preparação de jovens acima de 18 anos que ainda não tiveram o primeiro emprego para encaminhamento ao mundo do trabalho;
- Oficinas de preparação para o mundo do trabalho;
Encaminhamentos para vagas em aberto via Lei do Aprendiz.
Áreas: Educação/Mercado de Trabalho
Projeto de Tecnologia
Estimular a aprendizagem dos alunos vindos das escolas públicas municipais por meio do bom uso das ferramentas que a tecnologia abrange, potencializado todas as capacidades a favor da formação integral dos participantes. Promover o uso das diversas possibilidades em atividades que mostrem aos alunos os diversos tipos de tecnologias que nos rodeiam.
Ações
- Incentivar o uso da tecnologia para a ampliação do conhecimento e entretenimento;
- Propiciar aos alunos um aprendizado tecnológico para fazer ponte com os estudos escolares;
- Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica usando da Robótica, Indústria 4.0 para a inserção no mundo do trabalho;
- Ampliar os conhecimentos e aprendizagem em tecnologias.
- Promover a reflexão sobre como é o uso das tecnologias na sociedade e no meio/ contexto social que está inserido.
Áreas: Educação/Mercado de Trabalho